13/10/2008

Deus sabe o que faz...

No dia 18 de setembro de 2008, Maria Dias; perdão; Maria Afonso Matias, depois de uma ligeira conversa com o médico, apanhou (oficialmente) Alzeimer! Que destino triste e cruel ... uma pessoa viver uma vida inteira cheia de alegrias e tristezas e quase no fim perder a lucidez e começar a esquecer tudo. Mas um dia, antes de eu partir, dona Maria disse-me:
  • - Meu filho, faz boa viagem, que Deus te proteja e te dê muita sorte.
  • - E que Deus proteja a avó também e que lhe dê muita saúde.
  • - Ó meu filho ... eu já estou protegida pela natureza!
Estava num momento de lucidez...
Os médicos, pessoas cultas que estudaram, chamam-lhe "demência"; Maria Afonso Matias, que só tem a experiencia da vida, chama-lhe "estar protegida pela natureza".
Talvez não seja assim tão mau uma pessoa chegar a velha e ficar "protegida pela natureza". Protegida do sofrimento de deixar esta vida que, apesar de ser muitas vezes lamentada, agarramos com unhas e dentes, pois pensar que se vai deixar a família, os amigos, e tudo o que nos é mais querido, não é mais do que sofrer.
Demência! ... otários!

1 comentário:

Mário disse...

Ás vezes, meu querido irmão, fico deveras surpreendido com as tuas palavras. És o maior!

Abz
Mário